Blog Right Sidebar

Estado de Mal Epiléptico (EME)

Objetivo Os principais objetivos desse capítulo são os seguintes: assinalar a importância do rápido diagnóstico do estado de mal epiléptico, visto que influencia na resposta terapêutica e no prognóstico do paciente orientar uma estratégia terapêutica prática e efetiva no controle …

Read More

HIPERTENSÃO INTRACRANIANA

A hipertensão intracraniana (HIC) é uma emergência médica e deve ser reconhecida e tratada o mais rapidamente possível. A elevação da pressão intracraniana (PIC) é uma complicação potencialmente devastadora da injúria neurológica primária. Ela pode estar associada a várias etiologias …

Read More

FISIOLOGIA E METABOLISMO CEREBRAL

Muitos pacientes criticamente doentes se apresentam com doenças neurológicas graves ou desenvolvem complicações neurológicas.  Uma grande parte destas complicações resulta de hipoperfusão cerebral.  Por isso, o conhecimento da fisiologia do fluxo sanguíneo e do consumo de oxigênio cerebral é importante …

Read More

ABORDAGEM DO PACIENTE EM COMA

O termo coma deriva da palavra grega “koma”, que significa sono profundo, e descreve uma situação clínica de inconsciência com extrema irresponsividade, durante a qual o paciente é incapaz de reagir ao ambiente. O estado de coma é o comprometimento …

Read More